segunda-feira, 28 de abril de 2014

Chá com Mussolini



Bom, agora que já resolvemos a questão da apresentação e das intenções que nós blogueiros desejamos para o nosso blog, vamos começar com o real post!

Título em português: Chá com Mussolini
Título original: Tea With Mussolini
Diretor: Franco Zeffirelli
Roteiro: John Mortimer
Franco Zeffirelli
Ano: 1999
País: Itália/Inglaterra

Análise baseada nos monumentos históricos e monumentos artísticos que são apresentados durante o filme.
O filme retrata-se na Itália no século XX, antes e durante a segunda guerra mundial. No começo do filme as senhoras inglesas encontram-se sempre tomando chá no mesmo museu onde apreciam as obras de arte, conversam sobre isso e outras coisas, ali o filme nos mostra a proximidade das pessoas com a cultura quando se é aberto a possibilidade da mesma.
As mesmas senhoras que tomam chá no museu começam a educar o garoto que fora abandonado pelo pai, e educam o menino junto a arte e a cultura rica que se encontra na Itália, até o dia em que o pai do menino decide afasta-lo para que ele possa estudar no exterior.
Além dessas senhoras inglesas, nos encontramos com uma ex-artista norte americana, muito rica e que é grande apreciadora das obras de arte, que fica obcecada em conseguir uma peça pintada por Picasso. Sua casa é abarrotada de obras de arte valiosas e que ela possui para admirá-las, uma colecionadora, que preserva em sua casa as obras.
Já na segunda parte do filme, as senhoras inglesas e americanas preocupam-se com a preservação da arte que tanto as cultivam admiração e devoção. Mostra-nos a ideia inglesa de restauração quando presas em uma cidade, restauram os afrescos dentro de uma igreja. E protegem da forma que conseguiam as obras que lá se encontravam. Mesmo que o acordo entre os países para que monumentos históricos fossem poupados da guerra já tivesse sido assinado, nem todos puderam ser poupados.
O filme nos relata bastante da Era Mussolini, das relações entre os italianos e os estrangeiros na cidade de florença, e a importância da Arte na vida de todos eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário